Leme lidera em acidentes com picadas de escorpiões na região; veja dados de outras cidades
05/08/2025
(Foto: Reprodução) Leme lidera o ranking com mais acidentes com escorpiões na região em 2025
Leme (SP) já registrou 258 acidentes com picadas de escorpiões nos primeiros sete meses deste ano, segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.
O número é o maior entre as 42 cidades da área de cobertura da EPTV, afiliada da TV Globo, na região Central. (veja abaixo o ranking com os 5 municípios com mais acidentes).
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 São Carlos no WhatsApp
Os escorpiões são atraídos por condições que proporcionam abrigo, alimento e água. Locais com acúmulo de lixo, entulho, jardins mal cuidados e terrenos baldios favorecem a proliferação de baratas e outros insetos, que servem de alimento para os escorpiões.
Os meses de agosto e setembro são a época de reprodução dos animais, o que pode aumentar a quantidade de acidentes e a gravidade deles.
Escorpiões podem atacar mais na época de reprodução; Leme (SP) lidera acidentes na região
Reprodução/EPTV
Veja o ranking de acidentes na região:
Leme- 258
Mococa - 185
Araraquara - 160
São João da Boa Vista - 120
São José do Rio Pardo - 94
Mais notícias da região:
AFUNDANDO: VÍDEO: chão de apartamento da CDHU em Araraquara corre risco de afundar e local é interditado
TRAGÉDIA: Quem eram Caíque Peixoto e Gabriel Tonon, mortos em acidente de carro na SP-127 em Rio Claro
ASSASSINATO: Jovem de 19 anos é assassinado com mais de 10 tiros em Rio Claro; suspeito do crime fugiu
🦂 Onde os escorpiões mais picam?🤚🦶
Ao contrário do que muitos imaginam, o pé não é o local mais picado. Veja abaixo o ranking da Secretaria Estadual de Saúde
Dedo da mão - 25,40% das picadas
Mão - 19,20%
Pé - 18,2%
Dedo do pé - 8,01%
Filhotes de escorpiões são mais perigosos
"O escorpião adulto caça normalmente em grupo de dois ou três escorpiões para cercar a barata e conseguir a captura. Os filhotes estão aprendendo com a mãe como fazer isso. O escorpião adulto controla a injeção de veneno para pegar mais presas. Já o filhote não tem esse controle, então normalmente ele coloca tudo que ele tem de veneno e inocula na pessoa. Então esses escorpiões ainda que estão na fase de crescimento tornam-se mais perigosos", explicou o chefe do Núcleo de Controle de Zoonoses de Leme, José Ricardo Mattos Varzone
O acidente com escorpiões causa fortes dores no local da picada. Os sintomas entre as crianças podem ser agravados rapidamente. Por isso, há a necessidade de socorrer a vítima o quanto antes. (Veja aqui onde buscar ajuda na região)
É importante buscar atendimento médico ao ser picado por escorpião; Leme (SP) lidera acidentes na região
Reprodução/EPTV
De acordo com o Ministério da Saúde, não há evidências de que tratamentos caseiros para picadas funcionem. Na maioria dos casos, não é preciso aplicar o soro, que é o antídoto para o veneno do escorpião, mas é importante buscar ajuda em até 50 minutos.
O escorpião amarelo é um dos mais comuns e aparece em todas as regiões do país. Para evitar o aparecimento, o ideal é manter quintais limpos, não acumular entulho ou material de construção, tampar ralos e saídas de água de chuva, proteger frestas de porta e janelas e não colocar a mão em locais que não se consiga enxergar.
VÍDEOS DA EPTV:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara