Família denuncia troca de bebê em creche municipal de Socorro e cobra segurança; prefeitura vai investigar
18/04/2025
(Foto: Reprodução) Caso teria ocorrido na quarta-feira (16). Menino de 1 ano e 9 meses teria sido entregue para babá de outra criança que frequenta a unidade. Família denuncia troca de bebê em creche de Socorro; prefeitura vai investigar
A Prefeitura de Socorro (SP) vai apurar a entrega de uma criança por engano para uma desconhecida, em uma creche municipal no Jardim Araújo, no município. O caso teria ocorrido na quarta-feira (16) e foi denunciado pela família.
O menino teria sido entregue para a babá de outra criança que frequenta a unidade, de acordo com a família. A babá teria 16 anos e não percebeu a troca porque era seu primeiro dia de trabalho.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Segundo Bruno Henrique Faria, pai da criança, ele foi buscar o menino na creche mas estranhou a demora das funcionárias. Bruno teria visto a diretora sair com o próprio carro e retornar, depois de um tempo, com o filho dele no colo.
"Passado uns cinco minutos, ela volta com o meu filho e tenta entrar na creche como se nada tivesse acontecido. Eu fiquei sem reação. Queria saber o que tinha acontecido, se tinha ido ao hospital, o que que tinha acontecido", relata.
Ao pai, a diretora da escola teria confirmado que uma funcionária cometeu o erro da troca por ser nova na função, mas teria dito que o menino ficou poucos minutos com a babá. Porém, imagens de câmeras de segurança mostram o menino entrando na casa da outra família com a babá.
A mãe Juliana Rezende questiona a segurança das crianças na creche e o fato de uma pessoa menor de idade conseguir pegar a criança.
"Um pai, uma mãe, uma tia, um 'vô', eles não confundem, né? Então que pessoa que pegou meu filho, entendeu? Como que confundiu? Não tem como confundir", afirma. "É uma sequência de erros. Ela [a diretora] não teve culpa porque também não foi ela que entregou, segundo ela. A gente só ficou muito revoltado porque ela tentou omitir", reforça.
A família vai registrar Boletim de Ocorrência na terça-feira (22) e abrir processo na Corregedoria da Educação. O menino também passará a frequentar outra creche.
"Não é uma mercadoria, né. É uma vida, é uma criança", diz o pai.
O que diz a prefeitura?
A prefeitura de Socorro informou que vai "apurar rigorosamente os fatos", através da Secretaria de Educação e da Comissão Processante Permanente. Um processo administrativo será instaurado na terça-feira (22) para identificar infrações administrativas e os responsáveis.
"Já no primeiro dia útil após o ocorrido, será instaurado um Processo Administrativo na modalidade de sindicância para a devida apuração dos fatos. Todos os envolvidos serão ouvidos, com o objetivo de identificar eventuais infrações administrativas e os responsáveis", diz a nota da administração municipal.
Em relação à segurança na creche, a prefeitura informou que vai elaborar "estratégias legais que garantam ainda mais segurança e amparo nas unidades escolares, reforçando o compromisso da gestão com a proteção das crianças e a tranquilidade das famílias", conforme comunicou à EPTV.
Menino de 1 ano e 9 meses teria sido entregue para babá de outra criança que frequenta a unidade.
Reprodução EPTV
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas