Viracopos tem novos voos cancelados dois dias após vendaval histórico em SP
12/12/2025
(Foto: Reprodução) Viracopos tem 22 voos cancelados nesta quinta (11) por ajustes na malha aérea após vendaval histórico em SP
Dois após o vendaval histórico que atingiu São Paulo, o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), confirmou o cancelamento de pelo menos 12 voos nesta sexta-feira (12), até as 13h30, por ajustes na malha aérea das companhias em razão do problema meterológico na capital.
O terminal já havia cancelado 22 voos nesta quinta (11) e nove voos alternados da capital na quarta (10) — inclusive um que saiu de Curitiba (PR) em que passageiros passaram mal por conta da turbulência.
Foram cancelados 7 voos de partida e 5 de chegada. A previsão é de que os voos comecem a ser regularizados neste fim de semana.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Campinas no WhatsApp
Em nota, Viracopos recomendou que os "passageiros consultem a situação de seus voos com as respectivas companhias aéreas antes de se deslocarem para o aeroporto".
"É tudo efeito cascata, né? No Brasil inteiro, esse efeito cascata está acontecendo. Então, até que eles regularizem com as aeronaves, ajustem toda a malha aérea, vai ter efeito cascata em todo o Brasil", afirmou a assessoria de imprensa do aeroporto.
Leia também:
Viracopos recebe voos após ventania que atingiu São Paulo; turbulência faz passageiros passarem mal
Viracopos tem 22 voos cancelados por ajustes na malha aérea após vendaval histórico em SP; entenda
O que disseram as empresas?
A Azul informou que, devido às condições meteorológicas adversas em São Paulo, "diversos voos precisaram ser cancelados ou alternados para outros aeroportos, motivo alheio à vontade da companhia".
"A Azul ressalta que os clientes impactados estão recebendo a assistência prevista na Resolução nº 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). A companhia lamenta os transtornos causados e reforça que medidas como essas são necessárias para garantir a segurança de suas operações, valor primordial para a empresa".
Em nota, a empresa afirmou que está flexibilizando sua política de remarcação afim de minimizar os impactos aos seus passageiros.
"Com isso clientes com passagens emitidas para os dias 11 e 12 de dezembro poderão alterar suas viagens até o dia 18 de dezembro sem cobrança de taxa de remarcação ou, ainda, se optarem pelo cancelamento do voo, manter o crédito integral do valor pago para utilizar em outra oportunidade, em até 1 ano a partir da data de emissão do bilhete", informa a Azul.
Em nota, a Gol informou que dois voos da companhia foram alternados para Viracopos por condições meteorológicas.
"A Gol informa que, devido às condições meteorológicas na manhã desta quarta-feira (10/12) na cidade de São Paulo, dois voos da Companhia, G3 1347, entre os aeroportos de RIOGaleão (GIG) e Congonhas (CGH), e G3 1671, entre os aeroportos de Santos Dumont (SDU) e CGH, foram alternados para o aeroporto de Viracopos (VCP).
Os clientes impactados receberão as facilidades previstas pela Resolução 400 da ANAC, conforme suas necessidades.
A Gol reforça que todas as ações relacionadas aos voos foram tomadas com foco na Segurança, seu valor número 1".
A Latam confirmou que voos com partida ou chegada em São Paulo precisaram ser alternados, atrasados ou cancelados "em decorrência das condições meteorológicas adversas em São Paulo, fato totalmente alheio ao controle da companhia".
"A LATAM informa que está oferecendo a assistência necessária aos passageiros impactados. Por fim, a companhia reforça que adota todas as medidas de segurança técnicas e operacionais para garantir uma viagem segura para todos".
O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas
Ricardo Lima