Sem luz e água: moradores da região relatam problemas de abastecimento mais de 70 horas após ventania
12/12/2025
(Foto: Reprodução) Imagem de arquivo - Família à luz de velas.
Kleber Tomaz/g1
Moradores das cidades do Vale do Paraíba e região bragantina afirmam que, mais de 70 horas após o temporal e a ventania que atingiram os municípios, ainda enfrentam problemas com falta de fornecimento de energia e abastecimento de água.
Pelo aplicativo Vanguarda Repórter, moradores enviaram relatos. É o caso da Joyce, que mora na Estrada do Lambari, em Jacareí, cidade atendida pela concessionária de energia EDP. Ela afirma que continua sem energia por causa dos estragos do vendaval.
“A equipe que esteve aqui não conseguiu arrumar, já estamos há mais de 36 horas sem energia. Estamos perdendo as coisas de geladeira, entrei em contato com a ouvidoria também da EDP e estamos aqui no aguardo'', contou.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
No bairro 1º de Maio, em Jacareí, moradores reclamam da falta de energia há três dias. Eles contam que os alimentos estão estragando sem refrigeração e que comércios estão sendo prejudicados.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Já o Gustavo Tamaki, de São Bento do Sapucaí, cidade atendida pela Elektro, afirma que mora no bairro do Serrano e vai atingir 72 horas sem energia. Ele diz que recebeu uma mensagem da Elektro afirmando que a energia voltaria às 14h40 desta quinta-feira (11), o que não aconteceu.
“Completaremos, às 9h, 72h sem fornecimento regular de energia elétrica. Nenhum posicionamento por parte da Elektro quanto ao problema além das mensagens padrão”, narrou Gustavo.
A Rede Vanguarda também recebeu reclamações sobre falta de água. Por meio de nota, a Sabesp confirmou que ainda há problemas de abastecimento em parte dos municípios de Campos do Jordão, Jambeiro e Queluz. A empresa trabalha para restabelecer o fornecimento de água nos locais impactados.
A Sabesp informou também que em São José dos Campos há um vazamento no bairro Limoeiro, que afeta o abastecimento, mas que o caso não tem relação com a questão da energia, por isso não há impacto do vendaval. As equipes também trabalham para resolver a situação no Limoeiro.
Segundo a EDP, o balanço mais atualizado é de que a energia foi restabelecida para 98% dos clientes do Vale do Paraíba. A empresa alega que aumentou em 10 vezes a quantidade de equipes e que os casos em andamento são mais complexos, com necessidade de reparos significativos na rede e, por isso, demandam maior tempo de trabalho.
Para a Rede Vanguarda, a empresa de energia Elektro disse que "Campos do Jordão foi a cidade mais impactada pela passagem do ciclone na área de atendimento da concessionária. A queda de muitas árvores na rede elétrica danificando cabos e postes em vários pontos da cidade. A empresa triplicou o número de equipes no município que atuam desde quarta-feira para restabelecer todos os clientes. Neste momento, 90% do município com fornecimento de energia".
Locais ainda estão sem água nesta sexta-feira.
Evandro Seixas/DPE-AM
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina