Prudente discute modernização do transporte coletivo em audiência; população pode participar e opinar
23/11/2025
(Foto: Reprodução) Transporte coletivo de Presidente Prudente; SOU Presidente Prudente; ônibus
Marcos Sanches/Secom
A Prefeitura de Presidente Prudente marcou para o dia 2 de dezembro, às 15h, a audiência pública que vai apresentar e discutir o novo modelo do transporte coletivo urbano. A participação será aberta ao público, com transmissão ao vivo pela TV Câmara, no YouTube.
A audiência é considerada uma das etapas decisivas da reestruturação anunciada no dia 16 de outubro pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública (Semob). Desde então, estudos técnicos são intensificados para redesenhar linhas, reduzir tempos de viagem e modernizar o sistema, construído originalmente nos anos 1960.
📲 Participe do canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
A proposta em análise foi desenvolvida pelo arquiteto e urbanista Dr. Rogério Penna Quintanilha, pesquisador da Universidade Federal de Pelotas e ex-professor da Unoeste e da FCT-Unesp. O estudo prevê intervalos máximos de 30 minutos, linhas mais rápidas e uma reorganização completa das rotas, principalmente para atender a demanda dos horários de pico.
Quintanilha destaca que a modernização permitirá incorporar práticas mais eficientes, como linhas expressas e perimetrais, melhor aproveitamento dos terminais, além de preparar o sistema para futuras faixas exclusivas, sincronia semafórica e até veículos articulados.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Tarifa Zero e renovação da frota
O redesenho do sistema ocorre após uma série de ações que abriram caminho para a reestruturação. Em junho, o município implantou a Tarifa Zero aos fins de semana, medida que elevou em 40% o número de passageiros. A frota também foi reforçada: 25 novos ônibus entraram em operação em 2025, segundo a prefeitura.
Além disso, também foram realizadas intervenções viárias em avenidas estratégicas — como Washington Luiz e Manoel Goulart — com o objetivo de aliviar o fluxo e ampliar a segurança para motoristas e pedestres.
LEIA TAMBÉM
Interior de SP abriga quase sete mil hectares de Mata Atlântica reflorestada; conheça o projeto
Menina escolhe tema da PM para comemorar aniversário e recebe policiais como convidados: ‘Ela quer ser policial’, diz mãe
Em quatro meses, mais de 960 homens faltaram a exames oncológicos no Hospital de Esperança em Presidente Prudente
Desde outubro, a Semob tem coletado sugestões enviadas por usuários do transporte público pelas redes sociais da prefeitura. As contribuições vêm sendo tabuladas e consideradas na elaboração do novo modelo.
O transporte coletivo de Prudente começou a ser regulamentado em 1950 e passou por diferentes formatos e estudos ao longo das décadas. Mesmo com planos apresentados em 1991, 2014 e 2024, muitos conceitos estruturais — como linhas troncais e integração tarifária — jamais saíram do papel.
Atualmente, o serviço é operado pela SOU Transportes, que atende cerca de 720 mil passageiros por mês, com tarifa de R$ 5,00.
A expectativa é que a audiência pública marque o passo final antes da apresentação oficial do novo sistema.
Transporte coletivo urbano de Presidente Prudente, Santa Cecília Turismo, Sistema de Ônibus Urbano (SOU), ônibus
Secom
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM