Primeira madrugada com operação 24 horas do Metrô de SP registra 13,8 mil entrada de passageiros
08/12/2025
(Foto: Reprodução) Trem da Linha 5-Lilás da ViaMobilidade. Concessionária não entrará no esquema de funcionamento da madrugada dos sábados.
Divulgação/Viamobilidade
O Metrô de São Paulo, registrou, na primeira madrugada de operação 24 horas, a entrada de 13,8 mil passageiros. Entre a meia-noite e as 4h40 do domingo (7), foram oferecidas 66 viagens entre 0h nas linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata.
Confira como foi o movimento em cada uma delas, segundo dados da Companhia do Metropolitano de São Paulo:
Linha 3-Vermelha: 7,5 mil embarques
Linha 2-Verde: 3,8 mil
Linha 1-Azul: 2,6 mil
A Linha 15-Prata teve operação atendida pelos ônibus gratuitos do sistema Paese, em razão de testes com trem da nova frota, e por isso não teve os dados de demanda computados.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
A operação é experimental e vai durar até fevereiro de 2026, quando o Metrô irá avaliar a demanda e os custos operacionais. Segundo a companhia, a medida "atende a uma demanda histórica de trabalhadores, turistas e frequentadores da vida noturna paulistana e será mantida todos os sábados, até fevereiro de 2026, enquanto o Metrô avalia demanda, custos operacionais e eventuais ajustes. As integrações com concessionárias e CPTM permanecem indisponíveis nesse horário".
Repercussão
Nas redes sociais, usuários comemoraram a medida, mas criticaram o fato de as concessionárias ViaMobilidade e ViaQuatro ainda não terem anunciado adesão ao modelo em teste até fevereiro de 2026.
A principal reclamação é a de que os usuários que farão uso do Metrô durante a madrugada e dependerem de conexões com as linhas 4-Amarela e 5-Lilás terão de esperar o início da operação, às 4h40 do domingo, para seguir viagem.
O g1 procurou as duas concessionárias, mas elas não quiseram se pronunciar.
Porém, a equipe de reportagem apurou que nem a ViaMobilidade nem a ViaQuatro pretendem, por ora, adotar a extensão da operação aos finais de semana, porque o contrato de concessão assinado com o governo de São Paulo não prevê essa extensão no horário de funcionamento.
As empresas privadas alegam haver um custo alto na operação de madrugada, que elas não estão dispostas a fazer nesse momento. E que precisariam de uma contrapartida do governo para embarcarem no projeto, além de um aditivo contratual, mesmo que a medida seja experimental.
“É um custo que a tarifa nesse horário não cobre por causa da baixa demanda. Um dinheiro que teria que sair de algum lugar. O Metrô tem o Tesouro estadual para bancar o projeto, mas as empresas privadas, não”, disse um diretor ouvido pelo g1 na condição de anonimato.
Executivos das duas concessionárias afirmaram que o Metrô tomou uma decisão monocrática, sem debate prévio com as demais empresas do sistema, tanto das linhas 5-Lilás e 4-Amarela, quanto do sistema de trens da CPTM, da ViaMobilidade e da TicTrens.
Em nota, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), agência do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) que fiscaliza as empresas de transporte sob trens, afirmou que "esta é uma iniciativa exclusiva do Metrô, em regime experimental. As concessionárias seguirão o funcionamento vigente".
Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo.
Divulgação
Regras de circulação
O Metrô afirma que a operação 24 horas vai permitir que os passageiros embarquem e desembarquem em todas as estações das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata ao longo da madrugada, sem a possibilidade de transferência para as demais linhas de metrô operadas por concessionárias e trem, que estarão fechadas.
Os trens irão circular a madrugada toda, inclusive da 0h às 4h40, horário em que normalmente o serviço não funciona. Os intervalos serão entre 20 e 30 minutos entre as composições, dependendo da necessidade.
“Excepcionalmente nos trechos da Linha 2-Verde entre as estações Vila Madalena e Clínicas e entre Sacomã e Vila Prudente, os trens vão operar por uma única via, nos dois sentidos (via singela). No restante da linha (Clínicas a Sacomã), bem como nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha, a operação será pelas duas vias de circulação”, disse a empresa.
Trem da Linha 2-Verde do Metrô
Cris Castello Branco/Governo de SP
Neste período de funcionamento durante a madrugada, as bilheterias não funcionarão, e o passageiro que não tem cartões Bilhete Único ou TOP poderá adquirir seus bilhetes pelas máquinas de autoatendimento, Carteira Google ou WhatsApp (11 3888-2200).
Nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha, a entrada pode ser feita por meio de pagamento por aproximação, com cartões físicos de crédito e débito.