Preso por suspeita de abuso sexual contra adolescente em Olímpia foi condenado em Portugal
11/12/2025
(Foto: Reprodução) Equipe policial de Olímpia (SP) cumpre mandado de prisão para homem acusado de abuso sexual contra adolescente
DDM/Divulgação
O homem de 60 anos, que foi preso na quarta-feira (10) em Olímpia (SP) por suspeita de abuso sexual contra um adolescente, havia sido condenado a 30 anos de prisão por estupro de vulnerável, em Lisboa, Portugal. Na ocasião, a defesa do acusado recorreu da condenação e aguarda decisão da Justiça.
Segundo apuração do g1, antes do ocorrido em Portugal, ele também foi acusado de estupro de vulnerável em São Vicente (SP). A reportagem tenta contato com a defesa dele.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Nesta quarta-feira, os mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos na casa dele, em Olímpia.
A investigação da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) começou após a mãe da vítima procurar a polícia para registrar um boletim de ocorrência. Segundo ela, o suspeito se aproximou do adolescente durante um treino de futebol e se apresentou como um “homem de Deus”, prometendo ministrar aulas de bateria para adolescentes com o objetivo de integrá-los em grupos de louvor.
O menor passou a frequentar as aulas e a se comunicar com o investigado por mensagens. Nessas conversas, o homem enviava versículos bíblicos e chegou a fazer uma transferência bancária para o adolescente, alegando que era pagamento por serviços prestados.
O caso veio à tona após uma pastora alertar a mãe durante um culto religioso, dizendo que havia a suspeita de o homem estar envolvido em crimes sexuais contra crianças e adolescentes.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Segundo apurado pela reportagem, o idoso foi condenado a 30 anos de prisão por abuso sexual contra um menino em Odivelas, um município da região metropolitana de Lisboa, em 2011. A advogada do caso recorreu, e o processo estava em andamento até a última atualização desta reportagem. À época, ele morava no país e era missionário de uma igreja brasileira.
Antes de se mudar para Portugal, ele também foi denunciado à Justiça por suspeita de estupro de vulnerável em São Vicente.
A esposa do idoso estava em casa no momento da apreensão em Olímpia e acompanhou os policiais. Em depoimento, ela confessou ter conhecimento da acusação em Portugal. A mulher também era missionária no país europeu e retornou ao Brasil em maio de 2011, enquanto o marido voltou em julho do mesmo ano, pois, conforme a esposa, estava sendo ameaçado pela família da vítima. Desde então, ele era considerado foragido pela polícia de Portugal.
Questionado sobre o caso de São Vicente, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) informou que o processo está em segredo de justiça por se tratar de crimes sexuais contra menores e vulneráveis.
* Colaborou sob supervisão de Henrique Souza
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM