Paciente morre durante transferência de UTI após incêndio atingir gerador do Icesp em SP
31/01/2026
(Foto: Reprodução) Fogo atinge área do Incor em São Paulo
Um paciente morreu enquanto era transferido da UTI do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) durante o incêndio que atingiu o gerador de energia do prédio na sexta-feira (30).
O edifício fica no complexo hospitalar do Hospital das Clínicas no Jardim Paulista, na Zona Oeste de São Paulo, e ficou sem energia após a ocorrência.
A morte do paciente foi confirmada pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo neste sábado (31). Ele não teve a identidade divulgada.
Segundo o HC, ele apresentava estado extremamente crítico e seria transferido de ala com outros pacientes internados em UTI e dependentes de ventilação mecânica. O grupo seria levado para o Instituto do Coração (Incor) e para o Instituto Central, que ficam no mesmo complexo hospitalar.
Contudo, durante a transferência, o paciente “apresentou instabilidade clínica, recebeu atendimento imediato da equipe responsável, com reversão do quadro, mas posteriormente evoluiu a óbito”, informou o hospital.
O Icesp também lamentou o ocorrido. Em nota, a instituição afirmou que acolheu a família do paciente, prestando apoio e solidariedade.
O Incêndio
O incêndio atingiu a área técnica da caldeira e do gerador de energia do Icesp na tarde da sexta-feira. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, a ocorrência gerou fumaça, que se estendeu pela área e atingiu também o Instituto do Coração (InCor) e o prédio onde funciona a pasta.
O Corpo de Bombeiros enviou 18 viaturas ao local por volta das 14h. Segundo a corporação, o incêndio teve início após um gerador que abastece o Icesp apresentar falha e entrar em combustão. Por volta das 17h20, bombeiros informaram que o fogo havia sido controlado.
Vídeos enviados à TV Globo mostram a fumaça no hospital e o trabalho dos bombeiros no combate às chamas. (Veja acima).
Outras imagens enviadas à TV Globo registraram o momento em que alguns pacientes foram retirados dos quartos devido à fumaça e levados para uma área externa com circulação de ar. Os funcionários também foram orientados a deixarem o local (veja abaixo).
Incêndio atinge subsolo compartilhado dos prédios do InCor e Icesp em SP
De acordo com a assessoria de imprensa do Incor, seis pacientes com câncer do Icesp, que não estavam entubados, foram realocados para o InCor como parte do protocolo de segurança. Outros três foram transferidos para o Hospital das Clínicas.
Em nota, a Enel disse que o incêndio ocorreu no gerador que pertence ao hospital enquanto a rede elétrica da distribuidora estava desligada para a realização de um serviço de emergência na região.
A Enel informou também que disponibilizou dois geradores e uma equipe que ficará a disposição da unidade de saúde.
Investigação
O 14º Distrito Policial (Pinheiros) instaurou inquérito para apurar as causas do incêndio. Peritos do Instituto de Criminalística vão analisar o local para tentar descobrir como fogo começou e eventuais responsáveis.
Em 2023, um incêndio atingiu a caldeira de refrigeração do Incor. Na época, pacientes de quartos próximos às torres também precisaram ser realocados por conta do cheiro forte de fumaça.
O que diz a Secretaria da Saúde
"A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que, nesta sexta-feira (30), às 13h58, foi registrado um incêndio na área técnica da caldeira e do gerador de energia do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), instalada numa área externa, no complexo hospitalar do HCFMUSP.
A ocorrência gerou fumaça, que se estendeu pela área e atingiu também o Instituto do Coração (InCor) e a SES.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e, imediatamente, pacientes e profissionais foram realocados para outras áreas das unidades, conforme os protocolos de segurança, para garantir o bem-estar e a continuidade da assistência. Não houve registro de feridos".
O que diz a Secretaria da Segurança Pública
"O Corpo de Bombeiros foi acionado, no início da tarde desta sexta-feira (30), para conter um incêndio em um hospital na Avenida Doutor Enéas Carvalho de Aguiar, no Jardim Paulista.
Ao todo, oito viaturas e 24 profissionais foram mobilizados para conter as chamas que atingiram o subsolo do prédio, após um dos geradores entrar em combustão.
O fogo já foi controlado e as equipes permanecem no local para etapa de rescaldo. Os trabalhos estão sendo realizados em conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, visando manter os pacientes do local em segurança".
Veja imagens da retirada dos pacientes:
Pacientes são transferidos de ala após fogo atingir subsolo do complexo do Hospital das Clínicas
Arquivo pessoal
Pacientes do Incor são retirados dos quartos devido à fumaça
Arquivo Pessoal
Pacientes do Incor são retirados dos quartos devido à fumaça
Arquivo Pessoal