Grupo EP lança projeto de educação ambiental inspirado no conteúdo do Terra da Gente
20/12/2025
(Foto: Reprodução) o projeto aproxima o currículo escolar da realidade dos biomas brasileiros, das comunidades e da biodiversidade
Leonardo Vilela
Educar para conservar. É com esse propósito que o Grupo EP lança o “Ecoar: um chamado da Terra para a gente”, novo projeto de educação ambiental que estreia em 2026 e transforma o acervo do programa Terra da Gente em material pedagógico interdisciplinar voltado ao ensino fundamental, do 1º ao 5º ano.
Mais do que um livro didático, o Ecoar nasce como uma ferramenta de transformação. Com linguagem acessível e inspiradora, o projeto aproxima o currículo escolar da realidade dos biomas brasileiros, das comunidades e da biodiversidade, estimulando alunos e professores a desenvolverem projetos, pesquisas e atividades práticas que conectam educação, ciência e cidadania ambiental.
Novo projeto do Grupo EP tem como base o acervo audiovisual do Terra da Gente
Projeto Ecoar
“O projeto nasce da necessidade da gente levar a temática ambiental para dentro das escolas, um assunto importante que precisa estar presente no dia a dia das crianças”, afirma André Otaviano, diretor de Novos Negócios do Grupo EP.
Inspirado pela trajetória do Terra da Gente, que há quase três décadas leva histórias da natureza para a televisão e a internet, o Ecoar propõe um convite à observação, à reflexão e à ação.
O material do Ecoar é interdisciplinar e dialoga com áreas como Ciência, Matemática, História, Geografia e Língua Portuguesa, sempre com a natureza como eixo central
Leonardo Vilela
Cada tema apresentado dialoga com histórias reais, com o trabalho de pesquisadores e com situações do cotidiano, despertando o encantamento e a curiosidade dos estudantes.
“É um convite para se reconectar com as origens, para sentir que a terra é da gente, mas não é só da gente, é preciso compartilhar essa terra com todas as formas de vida”, destaca Ciro Porto, diretor do Terra da Gente.
O kit de atividades reúne diversos recursos para a construção de projetos pedagógicos, incentivando a criatividade e a experimentação
Leonardo Vilela
“Unir ciência, arte e natureza para fazer cada criança, cada estudante, se sentir parte da Terra. É um novo jeito de ecoar a ideia da conservação”.
O projeto também responde a um contexto cada vez mais urgente. “A gente tem vivido essas transformações no dia a dia. As mudanças climáticas bateram na nossa porta e estão transformando o nosso cotidiano”, explica Sérgio Ferreira, diretor pedagógico do Projeto Ecoar.
Ele lembra ainda que uma lei de 2024 passou a incluir oficialmente a educação climática e a proteção à biodiversidade no ambiente escolar.
Projeto tem como objetivo estimular alunos e professores a desenvolverem projetos, pesquisas e atividades práticas que conectam educação, ciência e cidadania ambiental
Leonardo Vilela
O material do Ecoar é interdisciplinar e dialoga com áreas como Ciência, Matemática, História, Geografia e Língua Portuguesa, sempre com a natureza como eixo central.
Há, por exemplo, atividades de observação de aves que envolvem desenho, escrita e conceitos de geografia e matemática, além de educação ambiental e até um álbum de figurinhas.
“O material é todo estruturado, mas o professor tem liberdade para inserir novos conteúdos e contribuir com a proposta”, ressalta Sérgio.
Além do material impresso, o projeto conta com um kit de atividades que reúne diversos recursos para a construção de projetos pedagógicos, incentivando a criatividade, a experimentação e o trabalho colaborativo entre os alunos.
Entre os materiais estão binóculos, bússolas, lupas e o álbum de figurinhas de aves
Leonardo Vilela
Entre os materiais estão binóculos, bússolas, lupas e o álbum de figurinhas de aves, que aproximam os estudantes da observação da natureza de forma prática e lúdica.
O Ecoar também oferece uma plataforma digital, com conteúdos continuados para formação de educadores, como vídeos, reportagens e materiais complementares organizados por ano escolar.
“O conhecimento é o primeiro passo para cuidar. Quando o conhecimento ecoa, a mudança acontece”, resume Ciro Porto.
O Ecoar também oferece uma plataforma digital, com conteúdos continuados para formação de educadores
Leonardo Vilela
Com o Ecoar, o Grupo EP reforça seu compromisso com a educação, a ciência e a conservação ambiental, ajudando a formar novas gerações de cidadãos conscientes, críticos e protagonistas na proteção do planeta.
Os gestores educacionais interessados em ter outros detalhes sobre o Ecoar podem acionar a equipe do projeto através do WhatsApp (19) 97107-8028 ou pelo email atendimento@ecoareducar.com.br.
VÍDEOS: Destaques Terra da Gente
Veja mais conteúdos sobre a natureza no Terra da Gente