Cursinhos gratuitos na região de Piracicaba atendem jovens de baixa renda e ampliam acesso ao ensino superior; confira lista
23/11/2025
(Foto: Reprodução) Aula de Cursinho Popular Preparatório Paulo Freire em Escola Estadual Sud Munucci em Piracicaba (SP)
Acervo pessoal/Márcia Aparecida Lima Vieira
Capivari (SP), Cordeirópolis (SP), Limeira (SP), Piracicaba (SP) e Santa Bárbara d'Oeste (SP) oferecem cursinhos pré-vestibulares gratuitos por meio de parcerias com universidades, iniciativas sociais e o poder público, segundo levantamento do g1 junto às 18 prefeituras da região - veja lista abaixo.
De acordo com a especialista em educação Márcia Aparecida Lima Vieira, o cursinho gratuito facilita o acesso ao ensino superior por estudantes que não poderiam pagar por um reforço escolar com professores qualificados, materiais, debates, nivelamento de habilidades e competências.
📲 Siga o g1 Piracicaba no Instagram
A educadora entende que projetos com essa finalidade também ajudam a melhorar a autoestima dos alunos.
"São práticas pedagógicas muito interessantes, de metodologias ativas, muitas dinâmicas de elevar a autoestima, de acreditar em si mesmos. Eles têm muito incentivo", afirma.
Alunos de Cursinho Popular Preparatório Paulo Freire em Piracicaba (SP)
Acervo pessoal/Márcia Aparecida Lima Vieira
Veja, abaixo, detalhes por cidade. Clique no nome do município para conferir se a cidade tem a iniciativa.
Águas de São Pedro
Capivari
Charqueada
Cordeirópolis
Cosmópolis
Elias Fausto
Engenheiro Coelho
Ipeúna
Iracemápolis
Limeira
Mombuca
Nova Odessa (SP)
Piracicaba
Rafard
Rio das Pedras
Saltinho (SP)
Santa Bárbara d'Oeste
São Pedro
Cursinho Municipal em Piracicaba 📝
Placar de votação do plenário da Câmara Municipal de Piracicaba
Rubens Cardia/ Câmara Municipal de Piracicaba
A criação do Programa de Cursinho Municipal de Piracicaba foi aprovada pela Câmara Municipal em 10 de novembro. Trata-se do projeto de lei nº 242/2025.
Segundo o PL, estudantes do 3º ano do ensino médio da rede pública e bolsistas de baixa renda da rede particular terão prioridade. As aulas devem ocorrer no período noturno durante a semana e aos sábados.
O PL estabelece que poderá firmar parcerias para doação de materiais didáticos, equipamentos ou mobiliário; cessão ou locação de espaços para as aulas; disponibilização de profissionais ou serviços voluntários e/ou remunerados; e patrocínio para contratação de professores, manutenção do programa e infraestrutura.
A proposta foi encaminhada para a sanção do Poder Executivo.
📍 Panorama Regional
Águas de São Pedro
A Prefeitura de Águas de São Pedro informou que o município não dispõe desse serviço. A cidade oferece apenas ensino infantil, fundamental, médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Capivari
A cidade é uma das que oferecem o cursinho e, segundo a administração municipal, o curso é oferecido pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Capivari, vinculado ao governo federal.
Quando ocorre? O curso começa em março e termina em novembro. As aulas vão de segunda a sábado. O horário varia conforme o dia: segunda das 9h às 14h30; terça a sexta, das 9h30 às 18h e sábado das 8h30 às 11h30.
Onde ocorre? No "Campus Novo" de Capivari, do IFSP. Localizado na Avenida Josefina Giovana Rossi, 3985 - Bairro Caraça.
Inscrições: após publicação do edital, disponível no site do IFSP Campus Capivari, as inscrições são abertas com 40 vagas disponíveis. Os interessados no Cursinho Preparatório para ENEM e Vestibulares devem se inscrever presencialmente, na Coordenadoria de Extensão do IFSP, localizada no "Campus Antigo" (Avenida Doutor Ênio Pires de Camargo, 2971 - Bairro Ribeirão). O edital é publicado em fevereiro.
Requisitos: o público-alvo são jovens e adultos de escolas públicas, preferencialmente alunos do 3º ano do ensino médio ou pessoas com ensino médio concluído.
Charqueada
O município não possui, atualmente, um curso municipal preparatório para vestibulares. Não há previsão nem projeto em tramitação para a criação de um cursinho municipal com essa finalidade, segundo a gestão municipal.
Cordeirópolis
Em 2025, a Prefeitura de Cordeirópolis implementou o Cursinho Eleva. Cerca de 100 estudantes foram atendidos no primeiro ano de funcionamento. Em 2026, a Prefeitura de Cordeirópolis informou que pretende ampliar o cursinho com laboratórios integrados para os alunos.
Quando ocorre? Em 2026, as aulas ocorrerão aos sábados, das 7h às 13h.
Onde ocorre? Na Escola Estadual Coronel José Levy, na Rua Visconde do Rio Branco, região central de Cordeirópolis.
Inscrições: os interessados devem comparecer à Secretaria de Educação com documento de identificação e comprovante de residência para preencher a ficha de inscrição.
Requisitos: o cursinho destina-se a estudantes e concluintes do ensino médio da rede pública. Candidatos de escolas particulares podem se inscrever, mas a prioridade é dos alunos da rede pública em caso de desempate.
Cosmópolis
Não há cursos municipais preparatórios para vestibulares em Cosmópolis. Também não há projeto municipal em tramitação para a criação de um cursinho pré-vestibular, segundo a gestão municipal.
Elias Fausto
A cidade não possui um cursinho popular atualmente, mas já teve um cursinho municipal que foi descontinuado por atender a um número reduzido de pessoas, segundo a administração municipal. A gestão afirmou que não há previsão de retomar a iniciativa.
Engenheiro Coelho
Não há, em Engenheiro Coelho, uma iniciativa de cursinho popular, segundo a administração municipal. A gestão afirmou que também não existe plano para implementar iniciativa do tipo pela prefeitura.
Ipeúna
Ipeúna informou que não oferece cursinho preparatório para vestibulares e que a gestão municipal não prevê implementar projeto similar.
Iracemápolis
O município informou que não tem, nunca teve e que não pretende ter cursinho preparatório para vestibular.
Limeira
O cursinho Colmeia, organizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), ocorre em Limeira.
Quando ocorre? As aulas ocorrem de segunda a sexta. No período da tarde, das 13h30 às 18h; No período noturno, das 19h às 22h20. Aos sábados, pela manhã, ocorrem atividades interdisciplinares.
Onde ocorre? No Centro Comunitário do Jardim Morro Azul, na Rua Francisco Bisca, nº 121, em Limeira.
Inscrições: os interessados devem se inscrever pelo portal, a partir de fevereiro.
Requisitos: para ser aluno do cursinho não é permitido ter diploma de curso superior. É preciso ter o ensino médio completo ou estar cursando o 3º ano. Além disso, é necessário residir em Limeira e ter renda familiar mensal de até dois salários mínimos por pessoa.
Mombuca
A Prefeitura de Mombuca informou que o município não possui cursinho preparatório.
Nova Odessa
A Prefeitura de Nova Odessa não respondeu o questionamento do g1 até a publicação desta reportagem.
Piracicaba
O município conta com duas iniciativas gratuitas de preparação para vestibulares. Uma delas é o "Pira Bixo", desenvolvido por alunos do curso de graduação da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), vinculada à Unicamp, que atende jovens de escolas públicas da cidade que não podem pagar por um cursinho pré-vestibular.
Quando ocorre? As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, das 17h50 às 22h20. O período letivo inicia em março e vai até julho, quando há uma pausa de três a quatro semanas. O retorno é em agosto e o fim em novembro.
Onde ocorre? O cursinho é sediado no anfiteatro 1, da FOP, na Avenida Limeira, n.º 901, bairro Areião.
Inscrições: os candidatos devem se inscrever no formulário disponível nas redes sociais do projeto a partir de fevereiro. O processo seletivo inclui prova objetiva com questões de Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Física, Química, Filosofia, Geografia, História e Sociologia.
Requisitos: é preciso estar no 2º ou no 3º ano do ensino médio e ser estudante de escola pública; alunos de escolas particulares com bolsa de pelo menos 50% também podem se inscrever.
O Cursinho Popular Preparatório Paulo Freire é organizado pelo Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (APEOSP), em Piracicaba.
Conta com a participação da Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP), vinculada ao governo federal, que disponibiliza bolsas a alunos que estudaram até a última série em escola pública e têm renda per capita de até um salário mínimo. Em 2025, a iniciativa recebeu 10 bolsas de auxílio e permanência no valor de R$ 200.
Segundo o coordenador geral do cursinho, Tiago Fainer, o projeto atende também estudantes de Charqueada, Saltinho, Águas de São Pedro, São Pedro e Rio das Pedras.
Quando ocorre? As aulas vão de março a dezembro, aos sábados, das 8h às 12h.
Onde ocorre? O projeto é sediado na Escola Estadual Sud Menucci, localizada na Rua São João, bairro Alto, em Piracicaba.
Inscrições: as inscrições começam no final de novembro e seguem até fevereiro; os interessados devem preencher o formulário divulgado nas redes sociais da iniciativa.
Requisitos: o público-alvo são alunos do 2º e 3º ano do ensino médio de escolas públicas. A seleção é feita por meio de pesquisa socioeconômica.
Rafard
A Prefeitura informou que o município não possui cursinho preparatório municipal para vestibulares.
A gestão afirmou que apoia estudantes que desejam se preparar para o ingresso no ensino superior, oferecendo auxílio financeiro a alunos que frequentam cursinhos em outras cidades.
Rio das Pedras
A Prefeitura de Rio das Pedras informou que já houve iniciativas de cursinhos preparatórios em parceria com a Igreja Católica, mas que, atualmente, não há nenhum cursinho gratuito em andamento.
Saltinho
A Prefeitura de Saltinho não retornou o contato do g1 até a públicação desta reportagem.
Santa Bárbara d'Oeste
O Coletivo Cursinho Popular do CEU oferece, desde 2019, aulas gratuitas preparatórias para o vestibular. Ele foi criado por professores voluntários e reúne profissionais de Biologia, Química, Física, História, Filosofia, Sociologia, Geografia, Matemática, Português, Redação, Arte e Psicologia, comprometidos em ampliar o acesso de estudantes de baixa renda ao ensino superior.
Quando ocorre? As aulas ocorrem aos sábados, das 9h30 às 13h30.
Onde ocorre? No Centro Cultural e Biblioteca Professor Léo Sallum, Rua do Algodão, nº 1.450, bairro Cidade Nova, Santa Bárbara d'Oeste.
Inscrições: segundo a Prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste, as inscrições abrem em fevereiro e permanecem abertas enquanto houver vagas, que podem ser feitas on-line pelo formulário divulgado nas redes sociais do cursinho.
Requisitos: o projeto é aberto aos moradores de Santa Bárbara d'Oeste e atende estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio, além de pessoas fora da escola que desejam retomar os estudos.
São Pedro
A Prefeitura de São Pedro informou que o município não tem cursinho preparatório municipal e não pretende implantar um.
Professores e alunos de Cursinho Popular Preparatório Paulo Freire em Escola Estadual Sud Munucci em Piracicaba (SP)
Acervo pessoal/Márcia Aparecida Lima Vieira
Motivação 🎓
A educadora ouvida pelo g1 é diretora da Escola Estadual Sud Menucci, em Piracicaba (São Paulo), que sedia o Cursinho Popular Preparatório Paulo Freire. Neste ano, o projeto atendeu 330 alunos aos sábados. Segundo a educadora, há lanche e auxílio-transporte para os estudantes.
"Eu penso que esses jovens vivem uma realidade bastante cruel em que eles sequer se permitem pensar em ensino superior. Quando as pessoas divulgam o cursinho [...] esses jovens começam a acreditar nessa possibilidade", conta.
Ex-alunos de iniciativas como essa são fortes incentivadores dos atuais. A turma de 2024, do cursinho Paulo Freire, obteve 20 aprovações em universidades públicas, entre elas Unesp, Unicamp, USP, UFMG, UFSCar e Unimep.
Raíssa Lara (Unesp, Unicamp e USP - licenciatura em Biologia e Fatec - Ciência dos Alimentos);
Caio Spina (Provão Paulista /Unesp - Biologia);
Rachel Carolina (Provão Paulista/Unesp - Ciências Sociais);
Marina Liberato (Provão Paulista/Unicamp - Pedagogia);
Isadora Zani (USP - Gestão Ambiental e UFMG - Geografia);
Camila Oliveira (USP/UFRJ - Física Médica);
Samuel Cordeiro (USP - Engenharia Agronômica);
Vitória Camargo (Unimep - Medicina Veterinária);
Letícia Ramiro (USP - Química);
Marina Ferreira (USP - Engenharia Agronômica);
Felipe Almeida (USP - Engenharia Agronômica);
Rayssa Moura (Unicamp/USP - Odontologia);
Laura Leão (SISU - Física e Provão Paulista/Unesp - Geografia);
Ana Beatriz Silva (Unimep - Medicina Veterinária);
Maria Júlia (Provão Paulista/Unesp / UFMG - Biblioteconomia);
Lucas Duarte (UFSCar - Agroecologia);
Maria Vicentin (Unesp - Pedagogia);
Vitor Hugo (Unesp - Relações Internacionais);
Giovanna Alves (Unesp - Arquitetura);
Luíza Miranda (Unesp - Ecologia).
Aula de Cursinho Popular Preparatório Paulo Freire em Escola Estadual Sud Munucci em Piracicaba (SP)
Acervo pessoal/Márcia Aparecida Lima Vieira
Auxílio estudantil
A educadora informou preocupar-se com a manutenção de políticas públicas durante a graduação. Segundo ela, é necessário que os alunos recebam subsídios para cursarem integralmente o curso em que foram aprovados.
"O aluno sai da universidade porque tem que dar conta das demandas do dia a dia, das finanças, das questões pontuais mais imprescindíveis para a sobrevivência. Então, as políticas públicas devem acompanhar esses alunos depois que eles ingressam na universidade", explica.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
*Sob supervisão de Claudia Assencio e Yasmin Moscoski.
VÍDEOS: tudo sobre Piracicaba e Região
Veja outras notícias sobre a região no g1 Piracicaba